Empreendimentos

São Sepé encaminha projetos para duas usinas e uma central de gás

18.398

data-filename="retriever" style="width: 100%;">Foto: Gabriel Haesbaert (Diário)
Creal, uma das investidoras da Usina Termelétrica São Sepé, pretende investir em uma usina hidrelétrica que substituiria a barragem da Pulquéria

Três grandes investimentos estão na órbita de São Sepé para os próximos anos: duas usinas de geração de energia elétrica e uma central de distribuição de gás natural. A prefeitura está trabalhando as três possibilidades com o governo estadual e investidores. O mais próximo de ser tornar realidade é o da usina termelétrica a carvão com potência de 12,5 megawatts, um projeto de 1988. O prefeito Léo Girardello (PP) acredita que até o final do ano a Fundação Estadual de Proteção Ambiental (Fepam) libere o licenciamento da obra. A prefeitura vai realizar audiências públicas para ouvir a comunidade. Na semana passada, Girardello foi a Criciúma (SC), sede das empresas, para participar de um evento sobre mineração e aproveitou para se reunir com seus diretores. Em outubro, os catarinenses terão uma reunião com um pool de empresas da China, Alemanha e Espanha para discutir o investimento. A termelétrica deve gerar mais de 200 empregos só na obra.

São Sepé terá usina a carvão que vai gerar 70 empregos

ÁGUA E GÁS 
O projeto da barragem do Rio São Sepé, que data de 1950, terá uma reviravolta. A proposta é construir uma hidrelétrica, que custaria R$ 170 milhões, no lugar de uma obra de R$ 420 milhões. O governador Eduardo Leite (PSDB) já autorizou o prefeito a conversar com investidores, entre eles a Cooperativa de Geração de Energia e Desenvolvimento, que construiu a Usina Termelétrica de São Sepé. 

- Em vez da famosa barragem, será feita a usina hidrelétrica da Pulquéria, pela iniciativa privada. É uma obra gigante, uma megaobra para a nossa região - afirma Girardello.

Segundo o prefeito, mais de 500 pessoas serão empregadas somente na obra. A iniciativa não tem data para sair do papel.

Santiago é a terceira cidade do país a aprovar lei que facilita o alvará empresarial

Já a construção de uma central de distribuição de gás natural depende das negociações para a construção do trecho 2 do gasoduto Uruguaiana-Porto Alegre, contemplando o Polo Petroquímico de Triunfo. O gasoduto passaria pelas BRs 290 e 392, em São Sepé, onde seria instalado um dos postos de fornecimento de gás natural. Sobre esse projeto, o prefeito diz que ainda não tem mais informações.


Carregando matéria

Conteúdo exclusivo!

Somente assinantes podem visualizar este conteúdo

clique aqui para verificar os planos disponíveis

Já sou assinante

clique aqui para efetuar o login

Divulgada a classificação final do concurso para prefeitura de São Sepé Anterior

Divulgada a classificação final do concurso para prefeitura de São Sepé

Dois são detidos por tráfico de drogas em São Sepé Próximo

Dois são detidos por tráfico de drogas em São Sepé

são sepé